Serviço de Aplicativo do Azure: um guia abrangente para desenvolvedores
Se você estiver procurando uma maneira rápida e fácil de criar, implantar e dimensionar aplicativos Web e APIs na nuvem, considere o Serviço de Aplicativo do Azure. O Serviço de Aplicativo do Azure é uma oferta de plataforma como serviço (PaaS) totalmente gerenciada para desenvolvedores que permite que você se concentre em seu código, não no gerenciamento de infraestrutura. Neste artigo, abordaremos o que é o Serviço de Aplicativo do Azure, como começar a usá-lo, como otimizar o desempenho e a segurança do aplicativo e como economizar custos e aumentar o ROI com ele.
azure app service
O que é o Serviço de Aplicativo do Azure?
O Serviço de Aplicativo do Azure é um serviço baseado em HTTP para hospedar aplicativos Web, APIs REST e back-ends móveis. Você pode desenvolver em sua linguagem favorita, seja .NET, .NET Core, Java, Node.js, PHP, Python ou Ruby. Você também pode executar o PowerShell e outros scripts ou executáveis como serviços em segundo plano. Os aplicativos são executados e dimensionados com facilidade em ambientes baseados em Windows e Linux.
O Serviço de Aplicativo do Azure adiciona o poder do Microsoft Azure ao seu aplicativo, como segurança, balanceamento de carga, dimensionamento automático e gerenciamento automatizado. Além disso, você pode aproveitar seus recursos de DevOps, como implantação contínua de Azure DevOps, GitHub, Docker Hub e outras fontes, gerenciamento de pacotes, ambientes de preparação, domínio personalizado e certificados TLS/SSL.
Com o Serviço de Aplicativo do Azure, você paga pelos recursos de computação do Azure que usa. Os recursos de computação que você usa são determinados pelo plano do Serviço de Aplicativo no qual você executa seus aplicativos. Para mais informações, veja .
Principais recursos do Serviço de Aplicativo do Azure
Aqui estão alguns dos principais recursos do Serviço de Aplicativo do Azure:
Múltiplas linguagens e frameworks - O App Service tem suporte de primeira classe para ASP.NET, ASP.NET Core, Java, Ruby, Node.js, PHP ou Python. Você também pode executar o PowerShell e outros scripts ou executáveis como serviços em segundo plano.
Ambiente de produção gerenciado - O App Service corrige e mantém automaticamente o sistema operacional e as estruturas de linguagem para você. Passe algum tempo escrevendo ótimos aplicativos e deixe o Azure se preocupar com a plataforma.
Conteinerização e Docker - Dockerize seu aplicativo e hospede um contêiner Windows ou Linux personalizado no Serviço de Aplicativo. Execute aplicativos de vários contêineres com o Docker Compose. Migre suas habilidades do Docker diretamente para o Serviço de Aplicativo.
Otimização de DevOps - Configure integração e implantação contínuas com Azure DevOps, GitHub, BitBucket, Docker Hub ou Azure Container Registry. Promova atualizações por meio de ambientes de teste e preparação. Gerencie seus aplicativos no Serviço de Aplicativo usando o Azure PowerShell ou a interface de linha de comando (CLI) de plataforma cruzada.
Escala global com alta disponibilidade - Amplie ou reduza manualmente ou automaticamente. Hospede seus aplicativos em qualquer lugar na infraestrutura global de datacenter da Microsoft, e o SLA do Serviço de Aplicativo promete alta disponibilidade.
Conexões com plataformas SaaS e dados locais - Escolha entre muitas centenas de conectores para sistemas corporativos (como SAP), serviços SaaS (como Salesforce) e serviços de Internet (como Facebook). Acesse dados locais usando conexões híbridas e redes virtuais do Azure.
Segurança e conformidade - O App Service é compatível com ISO, SOC e PCI. Autentique usuários com contas do Azure Active Directory, Google, Facebook, Twitter ou Microsoft. Crie restrições de endereço IP e gerencie identidades de serviço.
Modelos de aplicativo - Escolha entre uma variedade de modelos de aplicativos no Azure Marketplace, como WordPress, Joomla e Drupal.
Integração do Visual Studio - Ferramentas dedicadas no Visual Studio simplificam o trabalho de criação, implantação e depuração. Faça o download do e importe-o para o Visual Studio para facilitar a publicação.
API e recursos móveis - O App Service fornece soluções completas para cenários comuns enfrentados pelos desenvolvedores de aplicativos móveis. Aproveite o suporte integrado para .
Benefícios de usar o Serviço de Aplicativo do Azure
Aqui estão alguns benefícios de usar o Serviço de Aplicativo do Azure:
Produtividade aumentada - O App Service permite que você crie aplicativos da Web e móveis de forma rápida e fácil para qualquer plataforma ou dispositivo. Você pode usar suas habilidades e códigos existentes para desenvolver em sua linguagem e estrutura preferidas. Você também pode aproveitar o rico ecossistema de aplicativos pré-criados e serviços de API no Azure Marketplace.
Complexidade reduzida - O App Service simplifica o gerenciamento de seus aplicativos móveis e da Web, fornecendo uma plataforma única para hospedagem, dimensionamento, monitoramento e proteção. Você não precisa se preocupar com a infraestrutura subjacente ou sistema operacional. Você também pode integrar seus aplicativos com outros serviços do Azure e soluções de terceiros com alterações mínimas de código.
Desempenho aprimorado - O App Service oferece alto desempenho e disponibilidade para seus aplicativos móveis e da Web usando uma rede global de data centers e balanceadores de carga. Você também pode dimensionar seus aplicativos sob demanda ou automaticamente com base em regras predefinidas. Você também pode otimizar o desempenho de seu aplicativo usando recursos como slots de implantação, ambientes de preparação e testes em produção.
Segurança aprimorada - O App Service ajuda você a proteger seus aplicativos móveis e da Web contra ameaças comuns usando recursos como Web Application Firewall, certificados SSL/TLS, autenticação, autorização e restrições de IP. Você também pode criptografar seus dados em repouso e em trânsito usando o Armazenamento do Azure e o Azure Key Vault. Além disso, você pode cumprir vários padrões e regulamentos do setor usando as certificações internas do Serviço de Aplicativo.
Custos mais baixos - O App Service permite que você pague apenas pelos recursos que usar e oferece planos de preços competitivos para diferentes cenários. Você também pode economizar dinheiro migrando seus aplicativos móveis e da Web existentes para o App Service com o mínimo de tempo de inatividade e interrupção.Além disso, você pode aproveitar o plano de economia Azure e outros descontos para reduzir seus gastos com nuvem.
Como começar a usar o Serviço de Aplicativo do Azure?
Para começar a usar o Serviço de Aplicativo do Azure, você precisa seguir estas etapas:
Escolha seu idioma e estrutura
A primeira etapa é escolher a linguagem e a estrutura que você deseja usar para desenvolver seu aplicativo da web ou API. O Serviço de Aplicativo oferece suporte a uma ampla variedade de linguagens e estruturas, como .NET, .NET Core, Java, Node.js, PHP, Python, Ruby, PowerShell etc. Você também pode usar contêineres Docker para executar qualquer linguagem ou estrutura que não tenha suporte nativo do Serviço de Aplicativo.
Para escolher seu idioma e estrutura, você precisa criar um plano de serviço de aplicativo que especifique a região, a camada, o tamanho e o sistema operacional dos recursos de computação que hospedarão seu aplicativo. Você pode criar um plano de Serviço de Aplicativo usando o portal do Azure, CLI do Azure, Azure PowerShell ou modelos ARM. Para mais informações, veja .
Crie e implante seu aplicativo Web ou API
A próxima etapa é criar e implantar seu aplicativo Web ou API no Serviço de Aplicativo. Você pode criar um aplicativo Web ou API usando um dos seguintes métodos:
Portal do Azure - Você pode usar o portal do Azure para criar um aplicativo Web ou API do zero ou de um modelo. Você também pode definir várias configurações, como domínios personalizados, certificados SSL/TLS, slots de implantação, etc. Para obter mais informações, consulte .
CLI do Azure -Você pode usar a CLI do Azure para criar um aplicativo Web ou API na linha de comando. Você também pode executar várias operações, como escalar, reiniciar, trocar slots, etc. Para obter mais informações, consulte .
Azure PowerShellAzure PowerShell - Você pode usar o Azure PowerShell para criar um aplicativo Web ou API no console do PowerShell. Você também pode executar várias operações, como escalar, reiniciar, trocar slots, etc. Para obter mais informações, consulte .
modelos ARM - Você pode usar modelos ARM para criar um aplicativo da Web ou API a partir de um arquivo JSON que define os recursos e configurações. Você também pode usar modelos ARM para automatizar a implantação e o gerenciamento de seu aplicativo. Para mais informações, veja .
Estúdio visual - Você pode usar o Visual Studio para criar um aplicativo Web ou API a partir de um modelo de projeto ou de uma base de código existente. Você também pode usar o Visual Studio para depurar, testar e publicar seu aplicativo no Serviço de Aplicativo. Para mais informações, veja .
Código do Visual Studio - Você pode usar o Visual Studio Code para criar um aplicativo Web ou API a partir de um modelo de projeto ou de uma base de código existente. Você também pode usar o Visual Studio Code para depurar, testar e implantar seu aplicativo no Serviço de Aplicativo. Para mais informações, veja .
Docker - Você pode usar o Docker para criar um aplicativo da Web ou API a partir de uma imagem do Docker ou um Dockerfile. Você também pode usar o Docker para executar e testar seu aplicativo localmente e enviá-lo para o Serviço de Aplicativo. Para mais informações, veja .
Depois de criar seu aplicativo Web ou API, você pode implantá-lo no Serviço de Aplicativo usando um dos seguintes métodos:
FTP/SFTP - Você pode usar FTP ou SFTP para carregar seus arquivos diretamente no App Service. Para mais informações, veja .
git - Você pode usar o Git para enviar seu código de um repositório local ou de um serviço remoto, como GitHub, BitBucket ou Azure DevOps. Para mais informações, veja .
Implantação na Web - Você pode usar o Web Deploy para sincronizar seus arquivos e bancos de dados do Visual Studio ou outras ferramentas. Para mais informações, veja .
Azure DevOps - Você pode usar o Azure DevOps para configurar uma integração contínua e pipeline de entrega para seu aplicativo. Para mais informações, veja .
Docker Hub/Azure Container Registry - Você pode usar o Docker Hub ou o Azure Container Registry para armazenar e extrair suas imagens do Docker para seu aplicativo. Para mais informações, veja .
Implantação ZIP - Você pode usar o ZIP Deploy para carregar um arquivo ZIP contendo seus arquivos de aplicativo para o Serviço de Aplicativo. Para mais informações, veja .
CLI do Azure/Azure PowerShell -Você pode usar a CLI do Azure ou o Azure PowerShell para implantar seus arquivos de aplicativo ou imagens do Docker no Serviço de Aplicativo. Para mais informações, veja .
Portal do Azure - Você pode usar o portal do Azure para arrastar e soltar seus arquivos ou selecionar suas imagens do Docker para seu aplicativo. Para mais informações, veja .
Escale e gerencie seu aplicativo
A etapa final é dimensionar e gerenciar seu aplicativo Web ou API no Serviço de Aplicativo. Você pode dimensionar seu aplicativo alterando o tamanho ou o número de instâncias de seu plano do Serviço de Aplicativo. Você também pode habilitar o escalonamento automático para ajustar o número de instâncias com base na carga ou programação. Para mais informações, veja .
Você pode gerenciar seu aplicativo usando o portal do Azure, CLI do Azure, Azure PowerShell ou APIs REST. Você pode monitorar a integridade e o desempenho de seu aplicativo usando Application Insights, Log Analytics, Metrics Explorer, Alerts etc. Você também pode solucionar problemas e diagnosticar problemas usando o console Kudu, depuração remota, depurador de instantâneo etc. .
Como otimizar o desempenho e a segurança do seu aplicativo com o Serviço de Aplicativo do Azure?
Depois de executar seu aplicativo Web ou API no Serviço de Aplicativo, você pode otimizar seu desempenho e segurança usando alguns dos recursos avançados do Serviço de Aplicativo. Aqui estão algumas dicas sobre como fazer isso:
Use slots de implantação e ferramentas de CI/CD
Os slots de implantação são um recurso do Serviço de Aplicativo que permite criar várias versões do seu aplicativo e trocá-las sem tempo de inatividade. Você pode usar slots de implantação para testar seu aplicativo em um ambiente de preparação antes de implantá-lo na produção ou reverter para uma versão anterior em caso de erro. Você também pode usar slots de implantação para realizar testes A/B ou testes de carga em seu aplicativo. Para mais informações, veja .
Você também pode usar ferramentas de integração contínua e entrega contínua (CI/CD) para automatizar o processo de implantação do seu aplicativo. Você pode usar Azure DevOps, GitHub Actions ou outros serviços de terceiros para criar um pipeline que compila, testa e implanta seu aplicativo no Serviço de Aplicativo. Você também pode integrar seu pipeline com slots de implantação para garantir uma implantação tranquila e segura. Para mais informações, veja .
Conecte-se a plataformas SaaS e dados locais
Se seu aplicativo precisar acessar dados ou serviços de outras fontes, como plataformas SaaS ou sistemas locais, você poderá usar conectores do Serviço de Aplicativo e conexões híbridas para fazer isso. Os conectores do Serviço de Aplicativo são integrações pré-criadas que permitem conectar seu aplicativo a centenas de plataformas SaaS populares, como Salesforce, Office 365, Dropbox etc. Você pode usar os conectores do Serviço de Aplicativo para acessar dados, acionar ações ou enviar notificações dessas plataformas. Para mais informações, veja .
Conexões híbridas são um recurso do Serviço de Aplicativo que permite acessar recursos locais de seu aplicativo sem abrir uma porta de firewall ou usar uma VPN. As conexões híbridas usam um agente de retransmissão que é executado em sua rede local e se conecta ao serviço de retransmissão do Azure. Você pode usar conexões híbridas para acessar dados ou serviços de seu SQL Server local, Oracle, MySQL, MongoDB, etc. Para obter mais informações, consulte .
Proteja seu aplicativo com o Web Application Firewall e autenticação
Para proteger seu aplicativo Web ou API contra ataques comuns da Web, como injeção de SQL, script entre sites, negação de serviço etc., você pode usar o Web Application Firewall (WAF) no Azure Application Gateway. WAF é um serviço que fornece proteção centralizada para seus aplicativos da Web contra solicitações maliciosas. Você pode configurar regras WAF com base nos conjuntos de regras principais OWASP ou regras personalizadas. Você também pode monitorar e analisar os logs e métricas do WAF. Para mais informações, veja .
Para proteger seu aplicativo Web ou API contra acesso não autorizado, você pode usar os recursos de autenticação e autorização do Serviço de Aplicativo. Você pode habilitar a autenticação para seu aplicativo usando contas do Azure Active Directory, Facebook, Google, Twitter ou Microsoft. Você também pode configurar regras de autorização com base em funções ou declarações de usuário. Para mais informações, veja .
Como economizar custos e aumentar o ROI com o Azure App Service?
O Serviço de Aplicativo do Azure foi projetado para ajudar você a economizar custos e aumentar o retorno sobre o investimento (ROI) para seus aplicativos Web e APIs. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:
Pague apenas pelos recursos que usar
O Serviço de Aplicativo do Azure oferece planos de preços flexíveis para diferentes cenários e orçamentos. Você pode escolher entre os seguintes planos:
PlanoDescriçãoCasos de uso
LivreFornece 1 GB de espaço em disco e até 10 aplicativos da web por região.Ideal para experimentar a plataforma ou hospedar pequenos aplicativos.
CompartilhadoFornece 1 GB de espaço em disco e recursos básicos de dimensionamento.Ideal para fins de desenvolvimento ou teste.
básicoFornece recursos de computação dedicados e domínios personalizados.Ideal para pequenos aplicativos de produção.
PadrãoFornece escalonamento automático, slots de preparação, backup e recursos de restauração.Ideal Ideal para aplicativos de produção de médio a grande porte.
PrêmioFornece recursos de computação de alto desempenho, integração VNet e ambiente de locatário único.Ideal para aplicativos de missão crítica ou de alto tráfego.
IsoladoFornece recursos de computação dedicados e isolados, endereço IP privado e proteção DDoS.Ideal para aplicativos de nível empresarial ou sensíveis à conformidade.
ConsumoFornece dimensionamento dinâmico e cobrança com base no número de execuções e uso de memória.Ideal para aplicativos orientados a eventos ou sem servidor.
Você também pode usar instâncias reservadas para economizar até 55% em seus custos de serviço de aplicativo pagando antecipadamente por seus recursos de computação por um ou três anos. Para mais informações, veja .
Migre seus aplicativos existentes para o Serviço de Aplicativo do Azure
Se você tiver aplicativos Web ou APIs existentes hospedados no local ou em outras plataformas de nuvem, poderá migrá-los para o Serviço de Aplicativo do Azure com o mínimo de tempo de inatividade e interrupção. Ao migrar seus aplicativos para o Azure App Service, você pode se beneficiar dos recursos e capacidades da plataforma, como escalabilidade, segurança, gerenciamento, integração etc. Você também pode reduzir seus custos operacionais e complexidade eliminando a necessidade de manter sua própria infraestrutura ou servidores.
Você pode migrar seus aplicativos para o Serviço de Aplicativo do Azure usando um dos seguintes métodos:
Migração para Azure -Você pode usar o Azure Migrate para avaliar e migrar seus aplicativos Web do local ou de outras nuvens para o Serviço de Aplicativo do Azure. O Azure Migrate fornece ferramentas e orientações para ajudá-lo a planejar, executar e validar sua migração. Para mais informações, veja .
Assistente de Migração do Serviço de Aplicativo do Azure - Você pode usar o Assistente de Migração do Serviço de Aplicativo do Azure para migrar seus aplicativos Web ASP.NET de servidores IIS locais para o Serviço de Aplicativo do Azure. O Assistente de Migração do Serviço de Aplicativo do Azure analisa a configuração e as dependências do seu aplicativo e automatiza o processo de migração. Para mais informações, veja .
Serviço de migração de banco de dados do Azure - Você pode usar o Serviço de Migração de Banco de Dados do Azure para migrar seus bancos de dados locais ou de outras nuvens para o Banco de Dados SQL do Azure ou Banco de Dados do Azure para MySQL/PostgreSQL/MariaDB. O Serviço de Migração de Banco de Dados do Azure oferece suporte a migrações online e offline com tempo de inatividade e perda de dados mínimos. Para mais informações, veja .
Recuperação de sites do Azure - Você pode usar o Azure Site Recovery para replicar e migrar suas VMs locais ou de outras nuvens para o Azure. O Azure Site Recovery oferece suporte a VMs Windows e Linux e permite que você teste sua migração sem afetar seu ambiente de produção. Para mais informações, veja .
Aproveite o plano de economia do Azure e outros descontos
O Azure oferece várias maneiras de ajudá-lo a economizar dinheiro em seus gastos com a nuvem, como o plano de economia do Azure, o Benefício Híbrido do Azure, a oferta de Desenvolvimento/Teste do Azure etc. Aqui estão alguns exemplos de como você pode aproveitar esses descontos:
Plano de economia do Azure - Você pode usar o plano de economia do Azure para economizar até 72% em seus custos do Serviço de Aplicativo comprometendo uma determinada quantia de gastos por um ou três anos. Você pode escolher entre um plano de computação ou um plano completo, dependendo de suas necessidades. Para mais informações, veja .
Benefício Híbrido do Azure - Você pode usar o Benefício Híbrido do Azure para economizar até 40% nos custos do Serviço de Aplicativo usando suas licenças existentes do Windows Server com Software Assurance ou assinaturas. Você também pode usar o Benefício Híbrido do Azure para SQL Server para economizar até 55% em seus custos de banco de dados usando suas licenças existentes do SQL Server. Para mais informações, veja .
Oferta de desenvolvimento/teste do Azure - Você pode usar a oferta Azure Dev/Test para economizar até 80% em seus custos de serviço de aplicativo usando taxas com desconto para suas cargas de trabalho de desenvolvimento e teste.Você também pode usar os benefícios das assinaturas do Visual Studio para acessar recursos e serviços adicionais gratuitamente ou a um custo reduzido. Para mais informações, veja .
Conclusão
Neste artigo, abordamos o que é o Serviço de Aplicativo do Azure, como começar a usá-lo, como otimizar o desempenho e a segurança do aplicativo e como economizar custos e aumentar o ROI com ele. Esperamos que você tenha achado este artigo útil e informativo. Se você quiser saber mais sobre o Serviço de Aplicativo do Azure, visite o .
perguntas frequentes
Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre o Serviço de Aplicativo do Azure:
Qual é a diferença entre o Serviço de Aplicativo do Azure e o Azure Functions?
O Serviço de Aplicativo do Azure e o Azure Functions são ofertas de PaaS para hospedagem de aplicativos Web e APIs na nuvem. No entanto, eles têm modelos e casos de uso diferentes. O Serviço de Aplicativo do Azure é baseado no modelo de plano de serviço de aplicativo, no qual você paga pelos recursos de computação usados com base no tamanho e no número de instâncias. O Azure Functions é baseado no modelo de plano de consumo, onde você paga pelo número de execuções e uso de memória de suas funções. O Azure Functions é ideal para cenários orientados a eventos ou sem servidor, nos quais você precisa executar pequenos trechos de código em resposta a gatilhos ou eventos. O Serviço de Aplicativo do Azure é ideal para cenários da Web ou móveis, nos quais você precisa executar aplicativos Web ou APIs completos com mais controle e flexibilidade.
Como posso acessar o console Kudu para meu aplicativo?
O console Kudu é uma ferramenta baseada na web que fornece gerenciamento avançado e recursos de solução de problemas para seu aplicativo. Você pode acessar o console Kudu anexando .scm.azurewebsites.net ao URL do seu aplicativo. Por exemplo, se o URL do seu aplicativo for myapp.azurewebsites.net, o URL do console Kudu será myapp.scm.azurewebsites.net. Você também pode acessar o console Kudu no portal do Azure selecionando seu aplicativo e clicando em Ferramentas avançadas.
Como posso habilitar HTTPS para meu aplicativo?
Você pode habilitar HTTPS para seu aplicativo usando certificados SSL/TLS. Você pode usar um certificado gratuito fornecido pelo Serviço de Aplicativo ou carregar seu próprio certificado personalizado. Você também pode usar Certificados Gerenciados do Serviço de Aplicativo para criar e renovar certificados automaticamente. Para mais informações, veja .
Como posso usar um nome de domínio personalizado para meu aplicativo?
Você pode usar um nome de domínio personalizado para seu aplicativo registrando um nome de domínio com um provedor de domínio e mapeando-o para seu aplicativo. Você também pode usar o DNS do Azure para gerenciar seus nomes de domínio no Azure. Para mais informações, veja .
Como posso fazer backup e restaurar meu aplicativo?
Você pode fazer backup e restaurar seu aplicativo usando o recurso de backup e restauração do App Service. Você pode configurar backups agendados ou manuais dos arquivos e bancos de dados do seu aplicativo para uma conta de armazenamento do Azure. Você também pode restaurar seu aplicativo a partir de um backup em caso de erro ou desastre. Para mais informações, veja .
0517a86e26
コメント